GURUPI

Prefeitura de Gurupi

Gurupi firma Pacto de Cooperação Interinstitucional para construção do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado em

O município de Gurupi deu um passo importante na promoção da inclusão e da cidadania ao firmar, na manhã desta terça-feira, 17 de junho, o Pacto de Cooperação Interinstitucional pela Construção do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O acordo foi formalizado durante a Audiência Pública “Por uma Gurupi Mais Acessível e Inclusiva – Direitos, Acessibilidade e Cidadania para as Pessoas com Deficiência”, realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

O documento foi assinado por representantes de órgãos públicos, instituições, conselhos e entidades da sociedade civil, que assumiram o compromisso conjunto de colaborar na elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A construção do plano será participativa e colaborativa, visando atender às demandas da população com deficiência no município.

O pacto tem como fundamentos a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade de oportunidades e da acessibilidade universal. Também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os objetivos relacionados à educação de qualidade (ODS 4), redução das desigualdades (ODS 10), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e parcerias para a implementação dos objetivos (ODS 17).

Compromissos assumidos

Ao firmarem o pacto, as instituições se comprometem a:
• Colaborar ativamente na construção do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Gurupi;
• Disponibilizar dados, informações e experiências institucionais que contribuam para o diagnóstico e a elaboração de propostas;
• Participar das reuniões e atividades técnicas convocadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD);
• Fortalecer a articulação intersetorial entre as áreas de saúde, educação, assistência social, mobilidade urbana, trabalho, cultura e cidadania;
• Atuar na defesa e na efetiva implementação das ações que serão previstas no Plano, alinhadas aos princípios dos direitos humanos e da inclusão social.

Leia Também:  Gurupi 65 anos: Programa "Acolhe Gurupi" é apresentado para famílias dos bairros Vila São José e Bela Vista

Construção coletiva

A prefeita Josi Nunes, que é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência destacou que a elaboração do plano representa um avanço significativo para o município e para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. “Este pacto simboliza um compromisso institucional, ético e social. É uma demonstração de que Gurupi está unindo forças para construir uma cidade mais justa, acessível e inclusiva”, afirmou.

Durante a audiência, foram discutidos temas como acessibilidade urbana, inclusão no mercado de trabalho, educação inclusiva, transporte acessível, políticas de saúde e fortalecimento dos serviços de assistência social.

Próximos passos

A partir da assinatura do pacto, será dado início às etapas de diagnóstico situacional, levantamento de demandas e construção das propostas que irão compor o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As ações serão conduzidas de forma intersetorial, com a participação ativa da sociedade civil e de representantes dos diversos segmentos envolvidos.

O Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência terá como objetivo assegurar a efetivação dos direitos, promover a inclusão social e garantir melhores condições de vida para as pessoas com deficiência no município de Gurupi.

Leia Também:  Mutirão de negociações fiscais de Gurupi tem prazo prorrogado até 15 de dezembro

Representantes Institucionais:
• Josiniane Braga Nunes
Prefeita Municipal de Gurupi – TO
• Ivanilson da Silva Marinho
Presidente da Câmara Municipal de Gurupi
• Dr. Marcelo Lima Nunes
Ministério Público do Estado do Tocantins – MPE
• Lucinei da Silva Nery Nogueira Luna
Analista Jurídico – Defensoria Pública do Estado do Tocantins – DPE/TO
• Luana Nunes Garcia
Secretária Municipal de Saúde de Gurupi – SEMUS
• Cristina Donato Leandro
Secretária Municipal da Mulher e Cidadania
• Samuel Rodrigues Martins
Secretário Municipal de Educação – SEMEG
• Davi Abrantes
Secretário Municipal de Políticas Públicas de Gurupi
• Vitor Schmitz
Presidente da OAB – Seccional Gurupi/TO
• Elizeu Araújo de Lima
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Gurupi
• Rayane Nascimento
Secretária Municipal de Assistência Social de Gurupi
• Liliane Pagliarini
Secretária Municipal de Cultura de Gurupi
• Silvério Maciel Filho
Secretário Municipal de Planejamento Urbano de Gurupi – TO

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GURUPI

UBS Sevilha promove Colônia de Férias com atividades físicas e muita diversão para as crianças

Published

on

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sevilha está com uma programação especial para o mês de julho! É a Colônia de Férias que promete agitar as manhãs e tardes da criançada com muita energia, brincadeiras e movimento.

Com foco em saúde e bem-estar, a iniciativa oferece atividades físicas, jogos, brincadeiras e até modalidades de lutas para crianças da comunidade. A proposta é proporcionar momentos de alegria, socialização e incentivo a hábitos saudáveis, tudo de forma leve e divertida. As atividades serão conduzidas pela profissional de educação física da unidade, Victória Régia, com apoio da equipe e-Multi.

Para garantir a segurança das crianças as atividades serão realizadas em uma sala de atendimento da Unidade. “Na época de férias escolares, muitos pais estão trabalhando, então as crianças ficam em casa ou na casa dos avós e parentes e muitas vezes passam muito tempo na frente do celular, na frente da televisão. Então nosso objetivo é oferecer essa alternativa com interação social, atividades recreativas, fortalecimentos das amizades, desenvolvimento físico e inclusão”.

Leia Também:  Mutirão de negociações fiscais de Gurupi tem prazo prorrogado até 15 de dezembro

As atividades acontecem às terças-feiras, das 8h30 às 9h10 (nos dias 08, 15 e 22 de julho) e às quartas-feiras, das 15h30 às 16h10 (nos dias 09, 16 e 23 de julho). Podem participar crianças que residem na área de abrangência da unidade de Saúde Sevilha. Os pais ou responsáveis interessados devem procurar a Unidade de Saúde levando cartão SUS da criança e realizar a inscrição.

E o melhor: não é necessário levar nada além de disposição, animação e alegria!

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA