GURUPI

Workshop

Agência de Fomento participa de ‘workshop’ visando debater o bioma da Amazônia

Publicado em

‘Workshop’ da Aliança pelo Financiamento da Amazônia Legal deliberou sobre investimentos de recursos em prol do crescimento dos Estados da região norte, e contou com a participação do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil

Foi realizado em Brasília-DF, o “workshop” que discutiu ações e soluções, visando o desenvolvimento de financiamentos que viabilizem melhores condições para o fomento de atividades e setores de cadeias produtivas sustentáveis ou ligadas à ciência, tecnologia e inovação na região da Amazônia Legal.

A presidente da Agência de Fomento do Estado do Tocantins, Denise Rocha, participou da reunião que tratou dos temas. O encontro contou com a presença do representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, e do executivo e consultor de negócios da mesma instituição, Rafael Cavazzoni Lima. Além deles, participaram do ‘workshop’ o presidente do BASA – Banco da Amazônia, Valdecir Tose, representantes do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, como também, membros do SEBRAE, do FINEP, além de gestores das Agências de Fomento que atuam na região norte do país. O ‘workshop’ foi promovido pela ABDE – Associação Brasileira de Desenvolvimento, cuja presidente é a mesma do Badesul, Jeanette Lontra.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa participa, em Palmas, do desfile cívico que celebra os 202 anos da Independência do Brasil

A reunião serviu, ainda, para estreitar os laços daquelas instituições com o Tocantins, por intermédio de parcerias com a Agência de Fomento. Na visão da presidente da Agência, Denise Rocha, o ‘workshop’ foi um marco importante para o início das tratativas acerca do financiamento sustentável da Amazônia, uma vez que o Tocantins possui extensa e importante bacia hidrográfica que faz parte integrante deste bioma.

Também foi uma oportunidade ímpar para se aprofundar no tema, buscando soluções e oportunidades para todos tocantinenses. “Além de debater todos esses assuntos no ‘workshop’, também aproveitamos para reforçar as tratativas para firmar parcerias com o BASA, no sentido de buscar e aportar recursos na Agência de Fomento do Tocantins, visando promover o desenvolvimento sustentável da região, através do FNO, o Fundo Constitucional de Financiamento da Região Norte. Considero extremamente produtiva a reunião, pois abre-se novas e boas perspectivas para o Tocantins”, pontuou a gestora.

Na oportunidade também foi discutida a carência de infraestrutura, seja ela urbana, rural ou ligada à transporte e logística da região norte. A competitividade da produção está associada à disponibilidade de infraestrutura de transporte, distribuição e comercialização, de forma que essas limitações restringem o potencial de expansão dos mercados da região. Por fim, debateu-se, na mesma oportunidade, a dificuldade para que a conectividade alcance regiões mais remotas, reduzindo a possibilidade de inclusão produtiva de populações afastadas e mais vulneráveis da referida região.

Leia Também:  Presente na 2ª Farm Day, Itertins aproxima regularização fundiária de produtores rurais

Advertisement

AGRONEGÓCIO

Servidor de carreira, Lenito Abreu assume presidência da Adapec com foco na modernização da defesa agropecuária

Published

on

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) passa a contar com nova presidência. O servidor de carreira Lenito Abreu assume, nesta quarta-feira, 27, a gestão da autarquia com foco na modernização da defesa agropecuária, fortalecimento das ações sanitárias e valorização da equipe técnica da instituição.

Ao assumir a presidência, Lenito destacou os desafios e metas da nova gestão, entre eles o avanço da rastreabilidade animal, a transição do Sistema de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sidato 2.0) e o fortalecimento das ações de fiscalização e defesa sanitária no Estado. “Assumo com muita responsabilidade. Temos muitos desafios pela frente, mas vamos construir juntos com o Governo do Estado, todas as instituições parceiras e nossos servidores uma defesa agropecuária cada vez mais forte e moderna, sempre cuidando e protegendo o maior patrimônio do Tocantins, que é o agronegócio”, ressaltou.

Com mais de duas décadas de atuação na Adapec, Lenito Abreu possui ampla experiência na área de fiscalização e gestão pública. Recentemente, ocupava o cargo de assessor especial da Agência.

Leia Também:  Tocantins realiza primeira identificação individual simbólica de bovino e avança na rastreabilidade do rebanho

Perfil

Natural de Estreito (MA), Lenito Abreu nasceu em 14 de julho de 1981. É técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Araguatins (1999), graduado em Administração com Ênfase em Marketing pelas Faculdades Objetivo de Palmas (2006), pós-graduado em Gestão Pública pelo Instituto de Pós-Graduação do Tocantins (2009) e engenheiro agrônomo pela Unitins (2016). Atualmente, cursa o 10º período de Direito na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com conclusão prevista para 2026.

Servidor efetivo da Adapec desde o ano 2000 como fiscal de defesa agropecuária, construiu sua trajetória profissional na defesa agropecuária tocantinense, atuando em diferentes áreas técnicas e de gestão dentro da Agência. Já exerceu funções como coordenador, responsável técnico de programas sanitários e atuação em barreiras agropecuárias. Também ocupou o cargo de vice-presidente da Adapec nos períodos de 2018 e de 2022 a 2025.

Além da experiência na área agropecuária, Lenito Abreu atuou como diretor-geral da Câmara Municipal de Palmas entre os anos de 2019 e 2020, acumulando experiência administrativa e de gestão pública.

Leia Também:  Adapec celebra 27 anos de fortalecimento ao agronegócio tocantinense

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA