GURUPI

Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa assina ordem de serviço para duplicação da TO-222 em Araguaína

Publicado em

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta sexta-feira, 26, em Araguaína, a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da TO-222, no trecho entre o município e o Distrito Novo Horizonte. Com um investimento de R$ 62,8 milhões, a obra atende a uma demanda histórica da população e representa uma importante destinação de recursos do Governo do Tocantins para ampliar a segurança viária, melhorar a mobilidade urbana e fortalecer a logística da região norte do estado.

O projeto contempla a duplicação, restauração, implantação e pavimentação no trecho de 13,1 km entre Araguaína e o Distrito Novo Horizonte. A TO-222 é uma das principais vias de acesso de Araguaína e registra intenso fluxo diário de veículos.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da obra para o desenvolvimento regional e para a melhoria da qualidade de vida da população. “A duplicação da TO-222 não é apenas asfalto; é dignidade e segurança para quem circula por aqui, para o nosso produtor que escoa a safra e para a família que busca chegar em casa com tranquilidade. Araguaína é um motor econômico do estado e merece uma infraestrutura à altura do seu crescimento”, afirmou.

Leia Também:  Forças de segurança do Tocantins detalham em coletiva resultados da Operação Última Etapa contra fraudes em concursos públicos

A duplicação da rodovia acompanha o crescimento econômico de Araguaína e fortalece a conexão entre áreas urbanas, comunidades rurais e regiões produtivas.  Utilizada por trabalhadores, estudantes, produtores rurais, transportadores e moradores da região, a rodovia desempenha papel estratégico para a mobilidade urbana e para o escoamento da produção agropecuária.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, destacou a importância da parceria entre o Estado e o município. “A duplicação da TO-222 é um sonho antigo da nossa gente e um passo fundamental para o futuro de Araguaína”, pontuou.

O presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Túlio Labre, ressaltou que a obra representa mais um investimento estratégico do Governo do Tocantins para atender ao crescimento da região. “Essa é uma demanda antiga da população que o governador Wanderlei Barbosa está transformando em realidade, assim como outros importantes investimentos em infraestrutura viária realizados em diferentes regiões do Tocantins”, destacou.

Moradora do Setor Novo Horizonte, em Araguaína, e comerciante da região, Lucineia Sabino dos Santos acrescenta que a duplicação da TO-222 trará impactos positivos para a segurança no trânsito e para o desenvolvimento econômico local. “O movimento de veículos é muito intenso e, com a duplicação, a expectativa é de mais segurança para motoristas, motociclistas e pedestres, além da redução de acidentes. Também acreditamos que a melhoria vai incentivar o crescimento da região e fortalecer o comércio local”, declarou.

Leia Também:  Governo do Tocantins lança o Programa AlimenTO e garante segurança alimentar a 7 mil famílias

Advertisement

TOCANTINS

Governador Wanderlei Barbosa realiza visita institucional à unidade do PronTO em Araguaína e destaca modernização dos serviços públicos

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou uma visita institucional, nesta sexta-feira, 26, à unidade do Programa de Atendimento ao Cidadão (PronTO), em Araguaína, para acompanhar o funcionamento dos serviços oferecidos à população. A agenda reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da gestão pública, ampliando o acesso aos serviços essenciais por meio de um atendimento mais ágil, integrado e humanizado, além de fortalecer a oferta de serviços públicos de qualidade em todas as regiões do estado.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou que o investimento em estruturas modernas fortalece a qualidade dos serviços oferecidos à população. “O PronTO representa uma nova forma de atender o cidadão, reunindo diversos serviços em um só lugar, com qualidade, conforto e agilidade. Nosso compromisso é investir em uma gestão moderna, que facilite a vida das pessoas e aproxime cada vez mais o Governo da população”, afirmou.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Administração (Secad), o secretário Paulo César Benfica Filho destacou que o PronTO tem ampliado a eficiência dos serviços públicos em todas as regiões onde foi implantado. “O PronTO foi planejado para oferecer mais praticidade ao cidadão, reunindo diferentes órgãos em um único espaço, com estrutura moderna, acessível e atendimento humanizado. Esse modelo reduz o tempo de espera, simplifica processos e fortalece a transformação dos serviços públicos no Tocantins”, reforçou.

Leia Também:  Governo do Tocantins realiza mais de 26 mil ações de orientação e fiscalização de produtos disponibilizados aos consumidores

Unidade de Araguaína

Em funcionamento no Lago Center Shopping desde novembro de 2025, a unidade do PronTO em Araguaína já realizou até o momento 92.255 atendimentos. Somente entre janeiro e junho de 2026, foram registrados 76.706 atendimentos, com média diária de 800 a 900 usuários.

A unidade reúne mais de 500 serviços, oferecidos por 18 órgãos e departamentos, distribuídos em cerca de 62 guichês de atendimento. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h, e conta com um ambiente climatizado e acessível, além de garantir duas horas de estacionamento gratuito aos usuários.

A enfermeira Gislaine Aparecida Vilela Correia Labre, que acompanhava pacientes durante o encaminhamento de processos para solicitação de medicamentos de alto custo, destacou a praticidade da estrutura. “O ambiente é organizado, climatizado e acolhedor. Hoje conseguimos dar andamento aos processos dos pacientes que acompanhamos de forma rápida, sem precisar nos deslocar a diferentes órgãos. Isso representa mais agilidade para quem depende desses atendimentos”, relatou.

Leia Também:  Senador Eduardo Gomes participa de solenidade da PM, recebe medalha e destaca valorização da segurança no Tocantins

O PronTO Araguaína possui a Sala Azul, espaço especialmente preparado para o acolhimento de crianças neurodivergentes, proporcionando um atendimento mais inclusivo e humanizado. O local também conta com um posto de coleta da Hemorrede Tocantins, ampliando o acesso à doação de sangue na região norte do estado.

PronTO

Principal programa de atendimento ao cidadão do Governo do Tocantins, o PronTO reúne, em um único ambiente, centenas de serviços prestados por órgãos estaduais, municipais e federais. Com unidades em Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, o programa contabilizou, em 2025, mais de 398 mil atendimentos e cerca de 952 mil serviços prestados, consolidando-se como uma das principais iniciativas de modernização da administração pública estadual.

O PronTO oferece serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão de passaporte, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran),  do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Procon Tocantins, da Assistência Farmacêutica Estadual, entre outros, fortalecendo a integração dos atendimentos e facilitando o acesso da população aos serviços públicos.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA