GURUPI

TOCANTINS

CRMV-TO discute ações em Comissões Nacionais

Publicado em

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV-TO) vem trabalhando para impulsionar a sua atuação no cenário nacional, em prol da valorização da medicina veterinária e da zootecnia. Entre os dias 23 e 26 de junho, representantes do CRMV-TO participaram de reuniões com os demais membros das comissões, visando discutir e propor ações estratégicas para cada área de atuação.

Ao longo desta semana, os membros das comissões nacionais que tratam sobre o agronegócio, o meio ambiente e sobre os animais selvagens, estiveram na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, onde definiram diretrizes para o fortalecimento das comissões no cenário nacional.

Atualmente, o CRMV-TO possui membros em seis comissões nacionais, geridas pelo CFMV, são eles:

  • Alberto Mendes – Comissão Nacional de Defesa Agropecuária (CONDESA)

  • Isadora Mello – Comissão Nacional de Valorização da Mulher Médica Veterinária e Zootecnista (CNVMZ)

  • João Eduardo Pinto – Comissão de Incentivo à Atuação Sindical e Associativa (CIASA)

  • Francisco Ramos – Comissão Nacional do Agronegócio (CONAGRO)

  • Raydleno Mateus – Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS)

  • Elias Mendes – Comissão Nacional do Meio Ambiente – (CNMA)

Leia Também:  Torneio de Pesca Esportiva é realizado com o apoio do Governo do Tocantins e reúne mais de 530 pescadores

Os membros dessas comissões foram indicados pelo regional do Tocantins e possuem a missão de auxiliar nas discussões e contribuir para o desenvolvimento de ações que visam o fortalecimento de toda a categoria.

Para o presidente do CRMV-TO, Antônio Caminha, ocupar assentos nessas comissões representa um enorme crescimento para o Conselho. “Hoje nós marcamos presença em seis comissões de nível nacional, onde juntamente com os colegas de outros regionais, discutimos pautas e ações que beneficiam a classe em todo o país. Estar presente em tais lugares demonstra o quanto o Tocantins está crescendo e se destacando”, explica o presidente.

Advertisement

TOCANTINS

Tocantins Amigo do Pet chega a Gurupi e amplia rede de cuidado animal com castrações gratuitas e ações educativas

Published

on

O cuidado com os animais começou pelas salas de aula em Gurupi. Antes da realização de consultas e cirurgias, uma mensagem já era levada às escolas municipais: cuidar dos animais também é uma forma de cuidar da sociedade. Com essa proposta, o programa Tocantins Amigo do Pet iniciou uma nova etapa de atuação no Estado, com a abertura oficial realizada nesta sexta-feira, 26, no Centro de Controle de Zoonoses do município.

O evento contou com a participação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do deputado estadual Eduardo Fortes; do secretário municipal de Saúde, Ricardo Silva; além de representantes das instituições parceiras na execução do programa, de integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar e moradores do município.

Idealizada pela primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, a iniciativa chega a Gurupi com a previsão de realizar cerca 400 consultas e 360 castrações gratuitas de cães e gatos, ampliando o acesso da população a um serviço considerado essencial para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Ao longo da programação, que segue até domingo, 28, mais de 20 profissionais estarão envolvidos, oferecendo serviços voltados à saúde, ao cuidado e à orientação dos tutores.

O Tocantins Amigo do Pet é uma iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Gurupi, o Instituto Pizada, responsável pela execução do programa, e o Comitê Pró-Animais do Tocantins. A ação também recebe apoio de recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Eduardo Fortes.

Leia Também:  Governo do Tocantins participa de Missão na Espanha com foco na modernização dos serviços públicos

A união de esforços entre Estado, município e entidades da causa animal tem permitido levar atendimento especializado para diferentes regiões do Tocantins. Antes de Gurupi, o programa já passou por Aliança do Tocantins, Dianópolis, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Paranã, Natividade, Augustinópolis e Araguatins.

Parceria que fortalece a causa animal

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que iniciativas como o Tocantins Amigo do Pet representam avanços na construção de políticas públicas voltadas à proteção animal. Segundo a gestora, a parceria entre o Governo do Estado e parlamentares que destinam recursos tem ampliado o acesso da população às castrações gratuitas e fortalecido as ações de controle populacional de cães e gatos.

Josi Nunes também ressaltou o papel da primeira-dama Karynne Sotero na defesa da causa animal e na expansão do programa pelos municípios tocantinenses. “A primeira-dama abraçou essa causa com muito carinho. Quando um líder assume uma causa, isso faz toda a diferença. Foi esse compromisso com a causa animal que permitiu levar esse trabalho aos municípios, beneficiando tantas famílias e seus animais”, afirmou.

Educação para formar uma geração mais consciente

Como parte da programação do Tocantins Amigo do Pet, a Semarh realizou, na quinta-feira, 25, uma ação educativa em cinco escolas municipais de Gurupi, alcançando cerca de 300 crianças com idade entre 8 e 10 anos.

Por meio de atividades lúdicas e do uso de materiais informativos, como revistas produzidas com linguagem adequada à faixa etária dos estudantes, a ação levou às crianças informações sobre adoção responsável, a importância da castração, a prevenção aos maus-tratos e o respeito aos animais.

Leia Também:  Fonacriad é finalizado com apresentação e aprovação da Carta do Tocantins que reúne estratégias da política socioeducativa a nível nacional

Para a diretora da Escola Municipal Doutor Ulisses Guimarães, Kelly Regina Silva Miranda Barbosa, a iniciativa contribui para a formação cidadã dos alunos ao trabalhar valores como responsabilidade, empatia e cuidado. “Esse projeto é muito importante para a nossa cidade e contribui para que nossas crianças cresçam conscientes dos cuidados que devemos ter com os animais domésticos e também com aqueles que vivem nas ruas”, destacou.

A palestrante da Semarh, Samara Almeida, reforçou que a educação é uma das principais ferramentas para transformar a relação entre pessoas e animais. “Conversar com as crianças sobre adoção responsável, castração e respeito aos animais é investir na formação de cidadãos mais conscientes. Quando elas compreendem desde cedo que os animais são seres que merecem cuidado e respeito, tornam-se multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa e também na comunidade. A educação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir os maus-tratos e construir uma cultura de responsabilidade e bem-estar animal para as próximas gerações”, ressaltou.

Karynne Sotero pontuou que o Tocantins Amigo do Pet representa um avanço nas políticas de proteção animal ao integrar atendimento veterinário e educação, ampliando o cuidado para além dos procedimentos clínicos. “Quando levamos essa mensagem para as escolas, ajudamos a formar uma geração mais consciente, que entende que a proteção animal também faz parte da construção de uma sociedade melhor. Esse trabalho é resultado da união de esforços entre o Governo do Estado, municípios, parlamentares e instituições que acreditam nessa causa”, afirmou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA