GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins entrega mais de 300 aparelhos de ar-condicionado para a regional de Porto Nacional

Publicado em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nessa terça-feira, 23, na Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, a entrega de 307 aparelhos de ar-condicionado para as unidades escolares jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Porto Nacional.

A iniciativa vem sendo executada em todas as SREs do estado, por meio da instalação de aparelhos de ar-condicionado e da adequação da estrutura elétrica das unidades escolares. O objetivo é proporcionar ambientes mais confortáveis e adequados ao processo de ensino e aprendizagem.

Com investimento de R$ 6,954 milhões, a entrega dos 307 novos aparelhos contempla 27 unidades escolares de 11 municípios da SRE. Somados aos 276 equipamentos enviados anteriormente, o total alcança 583 aparelhos destinados às escolas da região.

Mais conforto e qualidade no ensino

Além de promover mais bem-estar para estudantes, professores e servidores, a climatização das escolas contribui para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, favorecendo a concentração, o desempenho escolar e a permanência dos alunos em sala de aula.

A secretária de Estado da Educação, Celestina de Souza, destacou que a entrega atende a uma reivindicação dos próprios estudantes e ressaltou que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, a escola apresenta bons indicadores.

Leia Também:  Na Agrotins, stand da Secretaria da Educação recebe estudantes e expõe as tecnologias de ensino e aprendizagem

“Lembramos do quanto vocês foram participativos, cobrando ar-condicionado porque a escola estava muito quente. O papel de vocês é esse mesmo: se posicionar, cobrar. Nosso compromisso é fazer com que todas escolas tenham ar-condicionado nas salas, não por luxo, mas por necessidade. E, mesmo com o calor e todas as dificuldades, a escola tem bons indicadores, está com o Ideb acima da média do estado, e isso é resultado do trabalho em equipe”, pontuou Celestina.

A diretora da escola, Luzia Lopes de Souza, comemorou a chegada dos aparelhos e recordou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. “As salas funcionavam com alguns ventiladores que, além de não climatizar o ambiente, faziam barulho. A chegada desses equipamentos representa um avanço muito importante para a nossa escola. Eles vão proporcionar mais conforto para estudantes, professores e servidores, contribuindo para um ambiente ainda mais adequado ao processo de ensino e aprendizagem. É uma conquista que beneficia toda a comunidade escolar”, afirmou.

A professora de Língua Portuguesa Kárittas Alves Barbosa ressaltou os benefícios que a climatização trará para a rotina escolar. “A chegada desses equipamentos vai proporcionar mais conforto para estudantes e professores. Com um ambiente mais agradável, teremos condições ainda melhores para desenvolver as atividades em sala de aula”, concluiu.

Leia Também:  Rede estadual prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos

Atualmente, a unidade possui 305 estudantes matriculados, e a empolgação com a chegada dos aparelhos é perceptível entre os alunos.

A estudante Mariana Eduarda Gonçalves, de 11 anos, relatou como o calor afetava a rotina escolar. “Quando a gente chega do recreio ou da educação física, faz muito calor, e a minha turma é uma das maiores da escola, então era muito desconfortável. Agora vai melhorar muito, principalmente nos dias mais quentes”, disse.

A estudante Sophia Gabrielly Lima, de 13 anos, falou sobre o benefício da climatização durante as aulas. “Antes tinha muita gente junta, o que deixava a sala ainda mais quente. Agora vai ser melhor estudar e conseguir se concentrar com a sala climatizada”, comemorou.

Advertisement

EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins amplia educação em tempo integral e registra aumento de 148% no número de unidades de ensino

Published

on

O Governo do Tocantins registra aumento de 148% no número de escolas estaduais de tempo integral, entre 2022 e 2026, passando de 48 para 119 unidades, ampliando o acesso dos estudantes a uma formação que integra ensino, esporte, cultura e desenvolvimento integral.
A expansão da modalidade ocorreu tanto pela construção de novas unidades quanto pela adequação de estruturas já existentes. Entre 2022 e 2026, foram inauguradas dez escolas de tempo integral nos municípios de Palmas, Araguaína, Araguatins, Itaguatins, Alvorada, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Ananás, criando 5.343 novas vagas para estudantes da rede estadual. No mesmo período, outras 64 unidades foram transformadas para o modelo de tempo integral, ampliando a presença da modalidade em todas as regiões do estado. O processo de expansão continua com a construção de cinco novas escolas em Luzimangues, Palmas, Gurupi e Guaraí, que deverão ofertar mais 2.380 vagas após a conclusão das obras.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a educação tem sido uma das prioridades da gestão estadual. “Investimentos em novas escolas, reformas, ampliação do ensino em tempo integral e melhoria da estrutura das unidades mostram o compromisso do nosso governo com os estudantes, professores e toda a comunidade escolar”.

Leia Também:  Educação estabelece critérios técnicos para seleção de diretores de escolas estaduais do Tocantins

Infraestrutura em todas as regiões

A ampliação da educação integral foi acompanhada por um amplo programa de modernização da rede estadual. Nos últimos quatro anos, o Governo do Tocantins concluiu 201 obras em 150 unidades de ensino distribuídas por 73 municípios, totalizando investimentos superiores a R$ 243,4 milhões.

As intervenções contemplaram construção de novas escolas, e somam mais de 300 unidades escolares com reformas gerais, além de ampliações, adequações estruturais, modernização das instalações elétricas, implantação de refeitórios, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, ambientes administrativos e melhorias voltadas à acessibilidade e segurança. Os investimentos alcançaram todas as Diretorias Regionais de Educação do estado.

A secretária de Estado da Educação, Celestina Maria de Souza, ressalta que a melhoria da infraestrutura tem contribuído diretamente para o fortalecimento do ensino e para a ampliação da permanência dos estudantes na escola. “A expansão da educação em tempo integral e os investimentos em infraestrutura fazem parte de uma política permanente de fortalecimento da rede estadual. Estamos ampliando o acesso, qualificando os ambientes de ensino e criando condições cada vez mais favoráveis para o desenvolvimento educacional dos estudantes tocantinenses”, enfatiza a secretária.

Leia Também:  Governo do Tocantins realiza Oficina Colomba Pascal de Chocolates, no Case do Taquari

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA