GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins amplia educação em tempo integral e registra aumento de 148% no número de unidades de ensino

Publicado em

O Governo do Tocantins registra aumento de 148% no número de escolas estaduais de tempo integral, entre 2022 e 2026, passando de 48 para 119 unidades, ampliando o acesso dos estudantes a uma formação que integra ensino, esporte, cultura e desenvolvimento integral.
A expansão da modalidade ocorreu tanto pela construção de novas unidades quanto pela adequação de estruturas já existentes. Entre 2022 e 2026, foram inauguradas dez escolas de tempo integral nos municípios de Palmas, Araguaína, Araguatins, Itaguatins, Alvorada, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Ananás, criando 5.343 novas vagas para estudantes da rede estadual. No mesmo período, outras 64 unidades foram transformadas para o modelo de tempo integral, ampliando a presença da modalidade em todas as regiões do estado. O processo de expansão continua com a construção de cinco novas escolas em Luzimangues, Palmas, Gurupi e Guaraí, que deverão ofertar mais 2.380 vagas após a conclusão das obras.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a educação tem sido uma das prioridades da gestão estadual. “Investimentos em novas escolas, reformas, ampliação do ensino em tempo integral e melhoria da estrutura das unidades mostram o compromisso do nosso governo com os estudantes, professores e toda a comunidade escolar”.

Leia Também:  Cerca de 140 mil alunos da rede estadual de ensino retornam às aulas nesta quinta-feira, 1°

Infraestrutura em todas as regiões

A ampliação da educação integral foi acompanhada por um amplo programa de modernização da rede estadual. Nos últimos quatro anos, o Governo do Tocantins concluiu 201 obras em 150 unidades de ensino distribuídas por 73 municípios, totalizando investimentos superiores a R$ 243,4 milhões.

As intervenções contemplaram construção de novas escolas, e somam mais de 300 unidades escolares com reformas gerais, além de ampliações, adequações estruturais, modernização das instalações elétricas, implantação de refeitórios, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, ambientes administrativos e melhorias voltadas à acessibilidade e segurança. Os investimentos alcançaram todas as Diretorias Regionais de Educação do estado.

A secretária de Estado da Educação, Celestina Maria de Souza, ressalta que a melhoria da infraestrutura tem contribuído diretamente para o fortalecimento do ensino e para a ampliação da permanência dos estudantes na escola. “A expansão da educação em tempo integral e os investimentos em infraestrutura fazem parte de uma política permanente de fortalecimento da rede estadual. Estamos ampliando o acesso, qualificando os ambientes de ensino e criando condições cada vez mais favoráveis para o desenvolvimento educacional dos estudantes tocantinenses”, enfatiza a secretária.

Leia Também:  Governo do Tocantins nomeia servidora de carreira para assumir Secretaria da Educação

Advertisement

EDUCAÇÃO

Estudantes de Colégio Estadual de Paranã conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Engenharia

Published

on

Três estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo, de Paranã, são premiados na 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Engenharia. São eles, Emilly Fernanda Rodrigues de Almeida, 16 anos, da turma da 3ª série do ensino médio, conquistou medalha de ouro; Hítalo Henrique Quirino de Souza, 16 anos, da 2ª série, também ganhou ouro; e Wanderson Francisco de Sousa, 15 anos, da 2ª série, ficou com medalha de prata.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), motiva as escolas, professores e estudantes a participarem das olimpíadas científicas para ampliarem o conhecimento e o leque de oportunidades na vida dos estudantes da rede estadual.

A olimpíada tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pelas diversas áreas da engenharia, promovendo o contato com os conceitos de Matemática, Física e aplicação do raciocínio técnico e lógico. E é destinada a estudantes do 8º e 9º do ensino fundamental e ensino médio. A prova foi realizada no mês de maio.

A importância das olimpíadas científicas é que os alunos passam a estudar de forma mais intencional, buscando resultados e mais conhecimentos e oportunidades. A iniciativa foi divulgada pelo portal Comunidade Científica Jr.

Leia Também:  Operação Enem 2025 garante segurança e tranquilidade no primeiro dia de provas no Tocantins

O professor Waldisney Almeida, responsável pela inscrição dos estudantes, destacou a relevância da olimpíada para a escola. “Eu vi nas redes sociais o anúncio da 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Engenharia e achei interessante a proposta, a metodologia, e começamos a treinar estudantes. Foi uma olimpíada complexa, a prova tinha questões que precisavam resolver, utilizando raciocínio lógico. O resultado foi excelente e esperamos que na escola surjam novos engenheiros”, comentou.

A estudante Emilly falou sobre a conquista do ouro. “Essa medalha representa muito mais do que uma vitória individual, representa o resultado de dedicação, estudo constante e também do apoio fundamental que recebo, especialmente do meu professor Waldisney, além de toda a minha escola e da minha família. Essa foi a primeira vez que participei, especificamente dessa olimpíada de engenharia, e o desafio de uma competição tão complexa me motivou a ir além do que aprendo em sala de aula. Já participei de outras olimpíadas anteriormente, onde conquistei medalhas de ouro, prata e bronze, mas essa conquista tem um significado muito especial. Fiquei extremamente feliz e realizada com o resultado, pois confirma que todo o preparo e dedicação realmente valem a pena”, frisou.

Leia Também:  Final do Canta Tocantins emociona plateia e impressiona com o talento dos estudantes

O aluno Hítalo fala de sua alegria em conquistar a medalha de ouro. “Participar desta olimpíada foi, mais uma vez, uma experiência extremamente gratificante. Estou muito feliz com o resultado alcançado, fruto de dedicação e esforço diários. Deixo aqui meu agradecimento especial ao meu professor de Física, Waldisney, cujo incentivo e orientação foram fundamentais ao longo dessa jornada. Como entusiasta da área de exatas, cada desafio proposto representa uma oportunidade única de aprendizado e crescimento. Por fim, expresso minha profunda gratidão à minha família, pelo apoio constante e incondicional em todos os momentos”, afirmou.

O estudante Wanderson fala do significado da conquista para a sua vida. “É a realização de um sonho, conquistado com muitos esforços. É uma satisfação poder mais uma vez representar nossa Secretaria da Educação, por meio do colégio, e na oportunidade, eu agradeço ao Governo do Estado pelo apoio, e a direção da escola e os professores pelo incentivo. E já estamos ansiosos pelas próximas oportunidades que virão”, contou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA