GURUPI

Tarde Literária

Tarde Literária irá promover trocas e doações de livros em Gurupi

Publicado em

Com o objetivo de fortalecer a comunidade leitora de Gurupi será realizada no próximo sábado, 26, às 16h30, no Parque Mutuca, a Tarde Literária Troque, Doe e Viva a Literatura! O evento foi idealizado por acadêmicos de diversos cursos da Universidade de Gurupi que desenvolvem o projeto Páginas ao Vento. Eles participam das Atividades Integradoras da Instituição, no eixo Comunicação e Educação, sob a coordenação do preceptor Esp. Francisco Donato.

Na ocasião serão realizadas diversas atividades que estimulam a leitura: troca e doação de livros, além de sorteios. Também haverá um espaço de recomendações literárias, em que os leitores poderão compartilhar suas indicações e descobrir novas obras por meio das dicas de outros leitores.

“É uma oportunidade de explorar novos títulos, compartilhar experiências e, claro, dar uma segunda vida a livros que merecem ser lidos por outras pessoas”, explica o preceptor do IUSC, o jornalista Francisco Donato.

No evento, o público presente será convidado a embarcar no universo da literatura de forma leve, acessível e sustentável. Para a realizar o evento, a equipe organizadora preparou uma campanha de arrecadação de livros junto a bibliotecas, livrarias e a comunidade, garantindo um acervo diversificado e acessível.

Leia Também:  Setor Aeroporto receberá serviços municipais em mais uma edição do Prefeitura nos Bairros neste domingo, 09

“Traga seus livros, sua curiosidade e aproveite essa tarde literária no Parque Mutuca. Um encontro que vai além da leitura, criando conexões e cultivando o amor pelos livros”, finaliza o preceptor Francisco Donato.

No perfil do projeto Páginas ao Vento no Instagram, os acadêmicos promovem a divulgação do projeto e resenhas de livros. Para conhecer acesse @proj.paginas_ao_vento

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GURUPI

Senadora Professora Dorinha articula audiência entre prefeita Josi Nunes e Ministro Flávio Dino para discutir autonomia das instituições municipais de ensino superior

Published

on

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou de uma audiência institucional com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, para tratar da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) nº 1247 — ação que trata da competência e da segurança jurídica das instituições municipais de ensino superior em todo o país.

A agenda foi articulada pela senadora Professora Dorinha, que intermediou o encontro e reforçou a importância da pauta para a defesa dos municípios e do modelo federativo de educação previsto na Constituição Federal e na LDB.

A prefeita esteve acompanhada pelo presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, e pelo procurador-geral do Município, Alexandre Orion Reginato. Durante a reunião, foram apresentados ao ministro os riscos e impactos institucionais que a ADPF pode gerar para municípios que mantêm instituições públicas de ensino superior, especialmente no interior, onde elas desempenham papel determinante para o desenvolvimento regional.

A ação trata da vinculação das instituições municipais aos sistemas estaduais de ensino — tema central para garantir autonomia administrativa, continuidade das políticas públicas educacionais e segurança jurídica para o funcionamento das universidades e faculdades mantidas pelos municípios.

Leia Também:  Prefeitura de Gurupi celebra certificação de 11 Pontos de Cultura reconhecidos pelo Ministério da Cultura nesta quinta-feira, 16

Josi Nunes destacou que as instituições municipais de ensino superior são fundamentais para a interiorização da educação, para a formação de profissionais qualificados e para a oferta direta de serviços à população, sobretudo na área da saúde. “Essas instituições fortalecem nossas cidades e impulsionam o desenvolvimento regional. Por isso, defender sua autonomia é defender o futuro dos municípios brasileiros”, afirmou a prefeita.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA