GURUPI

Prefeitura de Gurupi

Prefeitura inicia atendimentos para crianças com autismo e TDAH em Gurupi

Publicado em

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira, 03, ao projeto “Acolhendo as Cores”, que oferta atendimento gratuito a crianças de até 15 anos de idade com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH).

A equipe conta com neuropediatra, psiquiatra, três psicólogos, fonoaudiólogo, dois fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e terapeuta ocupacional. Os atendimentos serão realizados na Unidade de Saúde da Família Waldir Lins.

Para quem ainda não tem diagnóstico ou encaminhamento, o atendimento inicial deve ser feito nas Unidades de Saúde da Família, onde os médicos encaminharão os pacientes para o projeto.

“Para as crianças que já possuem o encaminhamento, esse primeiro atendimento será com os pais ou responsáveis, então durante essa semana vamos atender os pais e a partir da próxima semana as crianças”, explicou a psicóloga Rebeca Rosário.

A secretária de Saúde, Luana Nunes, destacou a importância do projeto e a satisfação em proporcionar este atendimento especializado. “Sabemos que no serviço público tudo é mais lento e burocrático, mas ver este projeto funcionando nos deixa muito felizes, pois sabemos o quanto é importante e o quanto toda a equipe da saúde vem se esforçando para que consigamos de fato levar para a população aquilo que ela merece. Queremos que os pacientes aqui atendidos se sintam acolhidos e valorizados e esse é só um primeiro passo”, afirmou a secretária.

Leia Também:  Deputado Gutierres Propõe Moção de Aplausos ao CTG de Palmas e Gurupi por solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul

Os primeiros pacientes atendidos são aqueles que já estavam em atendimento na APAE e os pacientes que possuíam encaminhamento na Central de Controle e Regulação. Para as crianças que ainda não possuem encaminhamento devem seguir o trâmite normal da regulação, procurando a Unidade de Saúde da Família (UFS) para passar pela consulta inicial.

Advertisement

GURUPI

Segunda noite do Arraiá da Amizade 2026 teve disputa das juninas do Grupo de Acesso e shows de Companhia do Calypso e bandas regionais

Published

on

A segunda noite da 25ª edição do Arraiá da Amizade confirmou o sucesso de uma das maiores festas juninas do estado. Promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento reuniu um grande público na noite desta sexta-feira, 26, no pátio do Shopping Araguaia, em uma programação marcada por apresentações culturais, concurso de quadrilhas, shows de artistas regionais e a aguardada apresentação nacional da banda Companhia do Calypso.
A arena do Arraiá foi tomada por muita cor, criatividade e emoção durante as apresentações das juninas do Grupo de Acesso. Já no palco principal, o público cantou e dançou ao som dos artistas regionais Rafael Barbosa, Skema do Brasil, Chico Chokolate e Kaçula Mil Voltz, que aqueceram a festa antes da grande atração da noite.
Em seguida, a banda Companhia do Calypso levou milhares de pessoas a cantar sucessos que marcaram gerações. O repertório reuniu grandes clássicos do grupo, transformando o espaço em um grande baile, com muita dança e animação.
A festa continuou madrugada adentro com mais apresentações regionais. Subiram ao palco Luciana Batidão e a dupla Nalberth e Murilo, mantendo o público animado até o encerramento da programação.
Concurso dos Grupos de Acesso
A noite também foi marcada pelo Concurso do Grupo de Acesso, que reuniu apresentações repletas de criatividade, figurinos coloridos, coreografias e enredos que exaltaram a cultura junina.
Uma das novidades desta edição foi a participação de quadrilhas formadas por estudantes da rede municipal de ensino. A junina Filhos do Cerrado, da Escola Municipal Lenival Correia, e a Tradição Nordestina, da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, estrearam na competição por meio de uma parceria com o projeto Império Movimento, desenvolvido pela junina Império Nordestina, que busca fortalecer a tradição junina entre crianças e adolescentes.
A diretora da Escola Municipal Lenival Correia, Marlene Coelho, comemorou a participação dos estudantes. “Foi emocionante acompanhar nossos alunos vivendo essa experiência. Eles se dedicaram muito aos ensaios e fizeram uma apresentação linda. É um momento que valoriza a cultura e também fortalece o trabalho desenvolvido na escola”, disse.
A diretora da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, Kelly Regina, também elogiou o empenho dos estudantes. “Estou muito orgulhosa de cada aluno. Eles demonstraram entusiasmo, responsabilidade e muita alegria durante toda a preparação. Ver esse resultado nos enche de satisfação e reforça a importância de incentivar a cultura dentro da escola”, destacou.
Encerrando o Concurso do Grupo de Acesso, a junina Cabroeira do Norte apresentou o espetáculo “Isso é São João – Do velho o novo se fez”, contando a evolução das festas juninas e mostrando como tradição e inovação caminham juntas na preservação da cultura popular.
Anúncio da Rainha do Arraiá da Amizade
Outro momento bastante aguardado foi o anúncio da Rainha do Arraiá da Amizade 2026. O título ficou com Jéssica Alves, representante da junina Império Nordestina, que conquistou a maior pontuação da disputa, somando 119,8 pontos.
Público enaltece evento
Quem passou pelo Arraiá também fez questão de elogiar a organização, a estrutura, a programação cultural e a diversidade de atrações musicais. A praça de alimentação permaneceu movimentada durante toda a noite e a arena ficou lotada para acompanhar as apresentações.
O vendedor Vinícius Santos destacou que pretende retornar para o encerramento da festa. “Está muito legal o evento. A organização está de parabéns e com certeza estarei aqui novamente neste sábado para acompanhar as apresentações do Grupo Estilizado”, contou.
A manicure Alyne Pereira contou que acompanha o Arraiá todos os anos. “Eu amo as apresentações das quadrilhas juninas. Sempre faço questão de prestigiar. A estrutura está muito boa, tudo muito organizado e bonito”, disse. Já o repositor Elton Carvalho elogiou as atrações musicais escolhidas pela gestão municipal. “Os shows estão muito bons. Curti bastante o show da Solange e também não poderia deixar de prestigiar a Companhia do Calypso, que é boa demais. Está sendo uma festa maravilhosa”, compartilhou.
A prefeita Josi Nunes destacou a receptividade do público e convidou a população para prestigiar o encerramento da programação. “O Arraiá da Amizade mais uma vez está sendo um grande sucesso. É muito gratificante ver as famílias reunidas, as arquibancadas cheias e as pessoas aproveitando cada momento da programação. Tenho acompanhado tudo de perto e fico muito feliz com esse resultado. Convido toda a população para participar também da última noite e prestigiar mais um grande espetáculo preparado com muito carinho”, ressaltou.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, ressaltou que o evento tem transcorrido conforme o planejamento. “Tudo está acontecendo dentro do cronograma e isso nos deixa muito felizes. Nosso objetivo é proporcionar um evento organizado, seguro e que a população realmente aprecie. O retorno que temos recebido é muito positivo e isso demonstra que todo o trabalho da equipe está valendo a pena”, disse.
Programação deste sábado (27)
A terceira e última noite do Arraiá da Amizade será dedicada ao Concurso do Grupo Estilizado, com a participação de três juninas, além de uma programação musical que promete encerrar a festa em clima de muita animação.
Shows
– Deusa Pinheiro
– Barbosa na Pisada
– Joan Alessandro
– Dayana
– Mistura Nativa
– Hariely Santos
– Will Oliveira

Leia Também:  Dia D de Atualização do Cartão de Vacina para crianças e adolescentes até 15 anos será realizado dia 07 pela Prefeitura de Gurupi
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA