GURUPI

Marcha para Jesus

Marcha para Jesus: evento reúne milhares de cristão em comemoração ao dia do evangélico em Gurupi

Publicado em

Por volta das 17h00 deste sábado, 30, a praça Santo Antônio, que fica em frente ao prédio da Prefeitura de Gurupi, da Rua 1, estava movimentada. Uma fanfarra  tocava animada enquanto centenas de cristãos já estavam reunidos e outros centenas continuavam a chegar se juntando a multidão para participarem de um dos maiores eventos gospel do município: a Marcha para Jesus. Promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e pela Aliança dos Evangélicos de Gurupi (AMEG).

A concentração teve início por volta das 15h30 e às 17h30 os trios elétricos e a multidão já começavam a se movimentar pela Avenida Goiás, saindo da Rua 1 em direção ao Shopping Araguaia. Em um dos trios elétricos a cantora Mylla Karvalho cantava animando os milhares de cristãos durante todo o trajeto. A música parava apenas em alguns pontos da avenida, quando os pastores e participantes da Marcha oravam pelos gurupienses, comerciantes e autoridades.

Fazia calor, mas a comunidade evangélica seguia empolgada durante todo o percurso. A prefeita Josi Nunes fez questão de participar da Marcha e destacou a importância do evento para a cidade. “ É um momento marcante, faz parte do nosso processo de turismo religioso, movimenta a economia da cidade, gerando renda, atrai pessoas de toda essa região, mas acima de tudo essa Marcha significa que Deus está presente, Gurupi é de Jesus e é um momento de união, confraternização, de respeito e amor”, enfatizou a Prefeita.

Leia Também:  Governo do Tocantins comemora movimentação financeira de mais de R$ 500 milhões no setor do turismo

Pessoas de todas as idades participaram da Marcha. De criança a idosos, todos estavam ali com o desejo de manifestar sua fé em Jesus. Para a aposentada Deonice Lindolfo da Silveira, de 72 anos, o evento é um momento de felicidade. Ela diz que participa desde a primeira edição. “ É tão bom estar aqui, é uma oportunidade de mostrar a nossa fé, de chamar atenção para esse amor tão grandioso que é o de Deus por nós. Estou muito feliz em participar mais uma vez”, disse.

O vereador Ivanilson Marinho, autor do Projeto de Lei que instituiu a data comemorativa com a realização da Marcha em Gurupi agradeceu a Prefeita pelo apoio e comentou sobre o tema deste ano.

“ Esse ano nosso objetivo é conscientizar a todos sobre o papel da igreja no exercício da liberdade religiosa, liberdade de expressão, a liberdade de expressar aquilo que Jesus deixou para nós que é a Bíblia Sagrada, por isso o tema é Liberdade de Expressão. E estamos muito gratos a prefeita Josi Nunes, a secretária Liliane Pagliarini por abraçar esse evento junto com a AMEG”

Shows e movimentação na economia da cidade

O evento movimentou a economia da cidade, seja com a produção de camisetas feitas pelas diversas congregações ou com os autônomos que vendiam água, lanches, sucos, sorvetes, geladinhos e picolés. Gerou movimentação também no Shopping Araguaia, antes e depois dos shows que marcaram o fim da caminhada.

“ A Marcha deu uma alavancada nas vendas desta noite, as pessoas chegavam e compravam algo para comer ou beber antes de ir para os shows, quem não veio antes, veio depois e foi muito bom para os empreendedores aqui do Shopping”, disse o empresário Renato Reis Coelho.

Leia Também:  Gurupi avança como polo de desenvolvimento com expansão de indústria asfáltica no PAIG

O final da Marcha para Jesus foi no pátio do Shopping Araguaia com show e ministração do pastor Hugo Leme, e show de Jefferson e Suellen.

 O presidente da AMEG, Pastor Ezio Paulo, salientou que a Marcha para Jesus tem como objetivo principal unir todas as igrejas de Gurupi e afirmou que o número de participantes deste ano superou o do ano passado.

“ Foi um sucesso total em todos os aspectos, tivemos um maior número de pessoas do que o ano passado, estimamos quase 20 mil pessoas nesta edição, um engajamento maior de pastores das igrejas, tivemos a continuidade da parceria com a Prefeita Josi Nunes. Inclusive falamos com o empresário das bandas que tocam nas marchas pelo estado e ele me afirmou que a maior Marcha que ele participa é a nossa aqui da cidade de Gurupi, então estamos muito gratos a todos que participaram e nos apoiaram”, agradeceu o presidente da AMEG.

Diversas autoridades de Gurupi e do estado prestigiaram o evento, como o vice-governador Laurez Moreira, os deputados Eduardo Fortes, Eduardo Mantoan e Gutierres Torquato, o deputado Federal Eli Borges, além de vereadores e secretários do Município.

 

Advertisement

GURUPI

Segunda noite do Arraiá da Amizade 2026 teve disputa das juninas do Grupo de Acesso e shows de Companhia do Calypso e bandas regionais

Published

on

A segunda noite da 25ª edição do Arraiá da Amizade confirmou o sucesso de uma das maiores festas juninas do estado. Promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento reuniu um grande público na noite desta sexta-feira, 26, no pátio do Shopping Araguaia, em uma programação marcada por apresentações culturais, concurso de quadrilhas, shows de artistas regionais e a aguardada apresentação nacional da banda Companhia do Calypso.
A arena do Arraiá foi tomada por muita cor, criatividade e emoção durante as apresentações das juninas do Grupo de Acesso. Já no palco principal, o público cantou e dançou ao som dos artistas regionais Rafael Barbosa, Skema do Brasil, Chico Chokolate e Kaçula Mil Voltz, que aqueceram a festa antes da grande atração da noite.
Em seguida, a banda Companhia do Calypso levou milhares de pessoas a cantar sucessos que marcaram gerações. O repertório reuniu grandes clássicos do grupo, transformando o espaço em um grande baile, com muita dança e animação.
A festa continuou madrugada adentro com mais apresentações regionais. Subiram ao palco Luciana Batidão e a dupla Nalberth e Murilo, mantendo o público animado até o encerramento da programação.
Concurso dos Grupos de Acesso
A noite também foi marcada pelo Concurso do Grupo de Acesso, que reuniu apresentações repletas de criatividade, figurinos coloridos, coreografias e enredos que exaltaram a cultura junina.
Uma das novidades desta edição foi a participação de quadrilhas formadas por estudantes da rede municipal de ensino. A junina Filhos do Cerrado, da Escola Municipal Lenival Correia, e a Tradição Nordestina, da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, estrearam na competição por meio de uma parceria com o projeto Império Movimento, desenvolvido pela junina Império Nordestina, que busca fortalecer a tradição junina entre crianças e adolescentes.
A diretora da Escola Municipal Lenival Correia, Marlene Coelho, comemorou a participação dos estudantes. “Foi emocionante acompanhar nossos alunos vivendo essa experiência. Eles se dedicaram muito aos ensaios e fizeram uma apresentação linda. É um momento que valoriza a cultura e também fortalece o trabalho desenvolvido na escola”, disse.
A diretora da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, Kelly Regina, também elogiou o empenho dos estudantes. “Estou muito orgulhosa de cada aluno. Eles demonstraram entusiasmo, responsabilidade e muita alegria durante toda a preparação. Ver esse resultado nos enche de satisfação e reforça a importância de incentivar a cultura dentro da escola”, destacou.
Encerrando o Concurso do Grupo de Acesso, a junina Cabroeira do Norte apresentou o espetáculo “Isso é São João – Do velho o novo se fez”, contando a evolução das festas juninas e mostrando como tradição e inovação caminham juntas na preservação da cultura popular.
Anúncio da Rainha do Arraiá da Amizade
Outro momento bastante aguardado foi o anúncio da Rainha do Arraiá da Amizade 2026. O título ficou com Jéssica Alves, representante da junina Império Nordestina, que conquistou a maior pontuação da disputa, somando 119,8 pontos.
Público enaltece evento
Quem passou pelo Arraiá também fez questão de elogiar a organização, a estrutura, a programação cultural e a diversidade de atrações musicais. A praça de alimentação permaneceu movimentada durante toda a noite e a arena ficou lotada para acompanhar as apresentações.
O vendedor Vinícius Santos destacou que pretende retornar para o encerramento da festa. “Está muito legal o evento. A organização está de parabéns e com certeza estarei aqui novamente neste sábado para acompanhar as apresentações do Grupo Estilizado”, contou.
A manicure Alyne Pereira contou que acompanha o Arraiá todos os anos. “Eu amo as apresentações das quadrilhas juninas. Sempre faço questão de prestigiar. A estrutura está muito boa, tudo muito organizado e bonito”, disse. Já o repositor Elton Carvalho elogiou as atrações musicais escolhidas pela gestão municipal. “Os shows estão muito bons. Curti bastante o show da Solange e também não poderia deixar de prestigiar a Companhia do Calypso, que é boa demais. Está sendo uma festa maravilhosa”, compartilhou.
A prefeita Josi Nunes destacou a receptividade do público e convidou a população para prestigiar o encerramento da programação. “O Arraiá da Amizade mais uma vez está sendo um grande sucesso. É muito gratificante ver as famílias reunidas, as arquibancadas cheias e as pessoas aproveitando cada momento da programação. Tenho acompanhado tudo de perto e fico muito feliz com esse resultado. Convido toda a população para participar também da última noite e prestigiar mais um grande espetáculo preparado com muito carinho”, ressaltou.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, ressaltou que o evento tem transcorrido conforme o planejamento. “Tudo está acontecendo dentro do cronograma e isso nos deixa muito felizes. Nosso objetivo é proporcionar um evento organizado, seguro e que a população realmente aprecie. O retorno que temos recebido é muito positivo e isso demonstra que todo o trabalho da equipe está valendo a pena”, disse.
Programação deste sábado (27)
A terceira e última noite do Arraiá da Amizade será dedicada ao Concurso do Grupo Estilizado, com a participação de três juninas, além de uma programação musical que promete encerrar a festa em clima de muita animação.
Shows
– Deusa Pinheiro
– Barbosa na Pisada
– Joan Alessandro
– Dayana
– Mistura Nativa
– Hariely Santos
– Will Oliveira

Leia Também:  PL Mulher remarca para o dia 8 junho evento com Michelle Bolsonaro em Palmas (TO)
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA