GURUPI

POLÍCIA

Operadores de segurança participam de curso que objetiva reduzir mortes de policiais em combate

Publicado em

Capacitar policiais civis, militares e penais para executarem manobras e procedimentos emergenciais necessários à minimização do trauma e seus efeitos fisiopatológicos, visando ao socorro próprio ou de outro operador de segurança pública ferido durante operações. Esse é o objetivo do curso de Atendimento Pré-hospitalar Tático para Profissionais de Segurança Pública, ministrado pelo Ministério da Justiça em parceria com a Escola Superior de Polícia (Espol), que formou 40 policiais tocantinenses, sendo 19 militares, cinco penais e 16 civis.

“Quero agradecer essa parceria com o Ministério da Justiça em disponibilizar essa capacitação ao Tocantins que tem policiais novos com garra e vontade de fazer segurança pública”, destacou o secretário executivo da Segurança Pública, Reginaldo de Menezes Brito.

O delegado-geral Claudemir Luiz Ferreira destacou que o conhecimento adquirido ao longo do curso irá refletir no dia a dia. “Sabemos que quando estamos em operações policiais e, principalmente, quando um colega é ferido, não existe polícia civil, militar, penal ou bombeiros. Somos todos operadores de segurança e temos que dar as mãos no sentido de atender ao colega. Porque muitas vezes esse atendimento primeiro é o diferencial entre a vida e a morte. É importante estarmos preparados para isso”, ressaltou.

Leia Também:  Policiais e agentes analistas da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota realizam ação social em alusão ao Dia das Crianças em Araguaína

“Quem busca capacitação já é por natureza um profissional diferenciado e esse curso é dedicado a dar o conhecimento necessário para salvar a vida de colegas. Quando um policial se fere em uma operação, ela deixa de ser uma operação de combate e passa a ser uma operação de salvamento. Isso denota a importância desse curso”, complementou o delegado Ricardo Real, representando a Superintendência de Segurança Integrada.

O chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Wesley Borges, destacou a importância do curso para os profissionais que atuam na linha de frente. “Temos algumas ocorrências que vêm se tornando cada dia mais complexas, a exemplo do novo cangaço. Pela  dificuldade de enfrentamento dessas ações criminosas tem se tornado mais possível que policiais sejam alvejados. Nessas situações precisamos que os demais companheiros tenham condições de fazer os primeiros socorros o mais imediato possível, para posterior condução ao atendimento médico hospitalar”, ressaltou.

O curso

O coordenador e instrutor do curso Sargento Márcio Maia destacou que este integra a grade de qualificações oferecidas pela Secretaria de Gestão e Ensino (SEGEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como meta a redução em 30% dos casos de mortalidade de policiais em serviço. Meta estabelecida no Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social para os próximos 10 anos.

Leia Também:  Polícia Civil participa de reunião com o Ministério Público para alinhamento de estratégias de combate e prevenção à violência doméstica em Luzimangues

O curso teve duração de 30 horas com aulas teóricas, técnicas de salvamento em situações de exposição ao fogo ou em área de troca de tiro, atendimento em campo tático e  evacuação para o hospital.

A iniciativa tem a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e da Secretaria de Operações (SEOPI) e conta com o envolvimento das demais secretarias da segurança pública.

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias

Published

on

Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Arraias), realizou, nesta quarta-feira, 27, uma palestra na Escola Estadual Zulmira Magalhães, localizada no distrito de Canabrava, zona rural de Arraias.

A atividade foi ministrada pela delegada de polícia Vanusa Regina de Carvalho Nunes e abordou o 18 de maio, data que remonta ao triste episódio de violência sexual ocorrido em 1973, vitimando uma criança. A ação contou com a participação de estudantes e professores da unidade escolar.

Durante o encontro, foram tratados temas relacionados à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, eixo central da campanha Maio Laranja, além da importância da denúncia como ferramenta essencial no combate a esse tipo de crime.

A delegada titular da DEAMV – Arraias, Vanusa Regina de Carvalho Nunes, destacou a relevância da iniciativa. “Levar informação à comunidade escolar é fundamental para fortalecer a rede de proteção e garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados”, afirma.

Leia Também:  Moradores do setor João Lisboa da Cruz participam de projeto realizado pela Prefeitura de Gurupi

Maio Laranja

O Maio Laranja é uma mobilização nacional que busca fortalecer ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes, promovendo o engajamento das instituições públicas e da sociedade na proteção da infância e da adolescência.

Denúncias

As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelos canais Disque 100 e 190, que seguem como principais meios de acionamento das forças de segurança e da rede de proteção. A participação da população é fundamental para o encaminhamento rápido das ocorrências e a atuação das equipes envolvidas.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA