GURUPI

PREVENÇÃO CONTRA HANSENIASÉ

No Janeiro Roxo, SES-TO alerta para importância da prevenção contra a hanseníase

Publicado em

A hanseníase, doença que afeta pele e nervos periféricos e é causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, teve em 2024 836 novos casos confirmados no Tocantins. A fim de conscientizar a população sobre essa doença é realizada, anualmente, a campanha Janeiro Roxo e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apoia as ações de conscientização realizadas pelas secretarias municipais de saúde, que disponibilizam o tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Hanseníase da SES-TO, Márcia Faria Silva, a Pasta já solicitou que os municípios intensifiquem as ações de conscientização. “Orientamos que neste mês, as secretarias municipais de saúde realizem mais atividades de prevenção à hanseníase”.

Ainda segundo a técnica da SES-TO também está previsto a divulgação de podcast com esclarecimentos sobre a doença para a população. “Este projeto terá participação das secretarias de estado da saúde e educação, além da Universidade Federal do Tocantins, e está incluso no programa Saúde na Escola, proposto pelo Ministério da Saúde (MS)”.

Leia Também:  Espécie perigosa de escorpião é identificada em Gurupi e Prefeitura emite recomendações

Sinais e sintomas da doença

A população deve ficar atenta às seguintes alterações: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos)

Tratamento e prevenção

A hanseníase tem cura, e o tratamento é gratuito, feito nas unidades básicas de saúde. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico, sendo o tratamento via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos.

A hanseníase não pode ser totalmente prevenida. Para suas formas mais disseminadas, é aplicada a vacina BCG, que é dada aos contatos mais próximos do paciente de forma a evitar que se infectem.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Governador Wanderlei Barbosa sanciona reajuste dos valores pagos aos servidores por cirurgias e plantões hospitalares

Published

on

Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar a oferta de procedimentos nos hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o governador Wanderlei Barbosa sancionou, na sexta-feira, 17, as leis nº 4.626/2025 e nº 4.627/2025. As medidas publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) nº 6.738 regem sobre a Indenização por Procedimentos Cirúrgicos (Pag-Cirúrgico) e sobre a Indenização pelo Plantão Extraordinário, para profissionais que atuam em hospitais estaduais e na Hemorrede Tocantins, respectivamente.

“Estas são medidas estratégicas que temos tomado desde o início da nossa gestão, para aprimorar o atendimento à população tocantinense que precisa dos serviços do SUS, e com estas ações vamos proporcionar redução das filas dos pacientes cadastrados na Central de Regulação do Estado, além de garantir serviços de qualidade e segurança aos pacientes”, afirma o governador Wanderlei Barbosa.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a sanção das leis é de suma importância para a regulamentação das indenizações aplicadas via medida provisória, ainda no final do ano passado. “Este é um reconhecimento da gestão Wanderlei Barbosa para com os profissionais que diariamente se dedicam a salvar vidas”.

Leia Também:  Saúde promove evento alusivo ao Outubro Rosa

A indenização do Pag-Cirúrgico tem por objetivo compensar o desempenho dos profissionais que atuam em cirurgias eletivas e de urgência hospitalar programada, com a finalidade de ampliar a oferta cirúrgica, melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais estaduais, além de reduzir a demanda reprimida e o tempo de espera. O pagamento será feito exclusivamente aos profissionais em exercício na rede estadual e será custeada com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). O incentivo contempla cirurgias realizadas fora da jornada ordinária de trabalho, como nos finais de semana, feriados e períodos noturnos, desde que atendam aos critérios estabelecidos pela nova legislação.

Já a Indenização pelo Plantão Extraordinário busca assegurar a continuidade dos serviços de saúde em unidades que funcionam 24 horas por dia, especialmente em situações de demanda excepcional. Os plantões extraordinários podem ser realizados de forma presencial ou em regime de sobreaviso, este último destinado exclusivamente a médicos especialistas e pode ser executado na mesma unidade de saúde de lotação do servidor ou em unidade diversa, desde que os horários de entrada e saída não sejam coincidentes.

Leia Também:  HRG promove Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Atendimento

Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já retirou mais de 47.701 pessoas da fila da Central Estadual de Regulação, que aguardavam por cirurgias eletivas. Os procedimentos ocorrem nas unidades geridas pela SES-TO, em unidades municipais conveniadas e hospitais particulares contratualizados.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA