GURUPI

HOSPITAL GERAL DE PALMAS

HGP realiza captação de múltiplos órgãos

Publicado em

Em mais um gesto de amor e generosidade de uma família, que mesmo enlutada, disse sim à doação, o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou no domingo, 29, mais uma captação de órgãos e tecidos. Foram doados rins e córneas de um paciente de 21 anos, do sexo masculino.
A ação contou com a parceria da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) e apoio das equipes da Central Estadual de Transplantes do Tocantins (CETTO), da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Banco de Olhos do Tocantins (BOTO).
“Agradecemos à família por dizer sim à doação e ajudar a salvar outras vidas. Mais três famílias de muitas que aguardam por um contato receberão a notícia que terão a saúde de um ente querido restaurada. A doação é um ato de amor ao próximo”, ressaltou a coordenadora da CETTO, Suziane Crateús.
Segundo a enfermeira do CIHDOTT, Junya Rafaela, “a doação de órgãos ainda é um assunto muito sensível entre familiares porque envolve decisões emocionais nesse âmbito, mas é inegável com a de uma extrema generosidade que pode transformar vidas aquelas que anseiam por um transplante e que é também uma nova chance de vida. Diante disso, eu quero aqui deixar os meus agradecimentos e os meus sentimentos também a família do doador. Que Deus conforte seus corações e que eles saibam da grandiosidade que eles fizeram com esse ato de doação de transplante”.
Para a irmã do doador, Ana Gabriela Alves, “não está sendo fácil, mas foi uma coisa que a gente entrou em concordância, a família. Meu irmão era uma pessoa muito boa, trabalhadora e gostava de ajudar as pessoas, então a gente pensou de forma de solidária. Tem outras vidas, outras famílias que estarão felizes, sabendo que um órgão que estava precisando está chegando. A coisa que que consola a gente é saber que em algum lugar um pedacinho dele está vivo”.
Como doar
Os interessados em doar órgãos precisam primeiramente informar à família sobre o desejo, pois os familiares dos pacientes são os únicos responsáveis pela autorização da captação dos órgãos.
Os órgãos captados são entregues a pacientes que aguardam em lista de espera, única e nacional. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais feitos imediatamente após a autorização dos familiares.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitura de Gurupi recebe autorização de custeio para realização de ações em saúde na CPP
Advertisement

SAÚDE

Governo do Tocantins reforça importância da vacina BCG

Published

on

Na busca por ampliar o conhecimento dos trabalhadores de enfermagem envolvidos no processo de imunização do Bacilo de Calmette e Guérin (BCG), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na terça-feira, 17, a oficina macrorregional para profissionais de saúde, sobre a administração segura e eficaz da vacina BCG. A ação ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas e foi coordenada pelas equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

A ação foi voltada para os enfermeiros responsáveis técnicos pelas salas de vacina e os técnicos em enfermagem dos hospitais que realizam partos no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) e nos Hospitais Regionais de Gurupi (HRG) e Paraíso do Tocantins (HRPT), os quais atuam nos 81 municípios pertencentes à região de saúde macro centro-sul. Na ocasião foi abordada teoria sobre a vacina, preparo, conservação, administração e acompanhamento Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou à Imunização (ESAVI).

A gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES-TO, Diandra Rocha explicou que, “a vacina BCG é a mais barata e eficaz do Sistema Único de Saúde SUS e é fundamental para proteger crianças contra formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. Ela apresenta uma taxa de proteção entre 70% e 90% para as formas mais graves da doença, o que a torna essencial na infância”.

Para os 136 profissionais presentes, a enfermeira da GI/SES-TO, Telma Andrade reforçou que, “a oficina vem para acolher, valorizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde. Desmistificar ideias equivocadas sobre o trabalho na imunização e fortalecer a equipe”.

Leia Também:  Hemorrede Tocantins realiza programação especial em alusão ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

“A oficina é voltada para capacitar profissionais de enfermagem que atuam nas salas de vacina, com foco na prevenção de erros e na redução de eventos adversos relacionados à imunização. Ela reforça a importância da vacina BCG na proteção contra as formas graves de tuberculose em bebês, destacando que sua aplicação precoce é essencial, salvo em casos específicos em que pode ser adiada”, explicou a médica Milka Macedo Araújo Viana.

De Paraíso do Tocantins e com 35 anos de atuação como técnica de enfermagem, Zilma Martins dos Santos  falou da experiência e revelou sua paixão pelo setor de imunização e em especial pela BCG. “Muito importante à oficina, mesmo após muitos anos de profissão. Sou apaixonada pela BCG, que mesmo com idade de aposentar prefere continuar com a missão de vacinar por amor, proteção e cuidado, mesmo encontrando às vezes pais resistentes, mas a gente vai explicando com jeitinho explicando a importância da vacina e eles entendem”.

“Nunca havia participado de uma capacitação específica sobre o tema, mas o aprendizado é muito valioso, pois vamos aprimorar nossos conhecimentos, o que vai agregar mais eficiência na nossa forma de atuação na sala de vacina”, disse a técnica de enfermagem de Aparecida do Rio Negro, Ana Flávia Almeida de Brito.

Leia Também:  Governo do Tocantins realiza Encontro de Gestores de Orçamento do Brasil Central em Brasília

Dados

Apesar do cenário nacional preocupante com a queda das coberturas vacinais infantis, o Tocantins se destaca positivamente na imunização contra as formas graves da tuberculose com a vacina BCG. Em 2024, o estado distribuiu mais de 72 mil doses do imunizante e registrou uma cobertura vacinal de 107,94%, superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 90%.

No Brasil, no entanto, os dados são preocupantes, a cobertura vacinal da BCG caiu para cerca de 75% em 2024, abaixo do ideal. Essa tendência de queda vem sendo observada desde 2015, afetando praticamente todas as vacinas do calendário infantil. Entre os principais fatores apontados estão a desinformação e a hesitação vacinal, amplificadas pelas fake news, além de desafios logísticos, como a interrupção da produção nacional da vacina pelo Instituto Ataulpho de Paiva — único produtor até 2022.

Homenagem

Na ocasião, a SES-TO e o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (COREN-TO) fizeram uma homenagem à técnica de enfermagem, Maria da Conceição do Nascimento Santos, com uma medalha simbólica em reconhecimento aos seus 30 anos de atuação e prestação de serviços à sociedade tocantinense.

Vacina

A vacina BCG é um imunizante aplicado em recém-nascidos na rotina do Calendário Nacional da Criança do PNI/MS que requer habilidades dos vacinadores.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA