GURUPI

Prefeitura de Gurupi

Gurupi se prepara para a emoção da 4ª edição dos Jogos Estudantis Municipais (JEM)

Publicado em

Gurupi está em contagem regressiva para o início de um dos eventos esportivos mais esperados do calendário escolar: os IV Jogos Estudantis Municipais (JEM). A competição promete movimentar a rede municipal de ensino e destacar a garra e o talento dos jovens atletas.
Os jogos acontecerão entre os dias 03 e 07 de novembro. Durante essa semana, estudantes com idades entre 09 e 17 anos terão a oportunidade de mostrar toda a sua força, disciplina e paixão pelo esporte. A abertura dos jogos será realizada na próxima segunda-feira, 03, às 16h30, no Ginásio de Esportes Idanizete de Paula.
O evento é uma realização da Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Juventude e Esportes, contando também com o apoio do Governo do Tocantins. O JEM não visa apenas a competição, mas também o incentivo à prática esportiva, à vida saudável e ao desenvolvimento social e educacional dos estudantes.
Modalidades em disputa
Os Jogos Estudantis Municipais de Gurupi abrangem uma ampla variedade de modalidades, garantindo que o público e os participantes desfrutem de disputas emocionantes e diversificadas. Estarão em quadra, campo e mesa: atletismo, basquete, handebol, futsal, voleibol, tênis de mesa, xadrez, queimada e vôlei de praia.
O secretário municipal de Educação, Samuel Martins, destacou a importância dos jogos para o desenvolvimento integral dos alunos. “Os Jogos Estudantis são uma grande oportunidade de aprendizado, integração e superação para nossos estudantes. O esporte é uma ferramenta poderosa para o fortalecimento de valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe. Convido todos os pais e a comunidade gurupiense a prestigiarem nossos jovens atletas e a participarem desse momento de celebração da educação e do esporte”, ressaltou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tocantins é destaque no Ideb 2023 com aumento de 280% de participação das escolas estaduais
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  Governo do Tocantins publica resultado preliminar da avaliação de títulos

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  Educação realiza live de mobilização para a Semana da Escuta das Adolescências

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA