GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins treina profissionais sobre ostomia e distribuiu mais de 11 mil bolsas em 2024

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na tarde da quinta-feira, 29, um treinamento sobre ostomia para os profissionais da Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e da Diretoria de Assistência Especializada. O workshop aconteceu na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o objetivo de levar os profissionais a vivenciar na prática a rotina de um paciente ostomizados e melhorar a atuação profissional.

Durante o treinamento, a enfermeira Gabriela Vieira, abordou sobre os cuidados com o paciente, os tipos, a qualidade e a utilização das bolsas de ostonomia, o que trata a portaria nº 400, e quais orientações devem ser repassadas aos pacientes como a troca e a limpeza da bolsa. “Nosso objetivo é mostrar a vivência dos pacientes ostomizados e o desafio para quem vive com esta prótese”.

Segundo a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência/SES-TO, Thais Farias, “saímos deste treinamento com outra visão. É uma experiência in loco viver o que o paciente vive se colocar no lugar do outro. De como é fazer o descarte das fezes, fazer a troca da bolsa, entender melhor a fase de adaptação que não existe”.

Leia Também:  Governo do Tocantins assina convênios para investimentos em tecnologia e mobilidade para desenvolvimento rural

A assistente social, Iris Martins, falou da importância da capacitação. “Todos nós profissionais precisamos ser capacitados para melhor atender os pacientes. Dar a eles o melhor atendimento e uma qualidade de vida melhor”.

“Foi uma experiência única. Foi importante, uma experiência única e impactante, saber como é a rotina de um paciente ostomizado. E também prazeroso porque me faz refletir no campo de atuação, é importante buscarmos mais informações para melhor atender os pacientes”, disse a assistente social, Eniciane Nunes de Sousa Santos..

Portaria

Segundo a portaria nº 400 a pessoa que vive com um estoma no Brasil tem o direito de receber gratuitamente suas bolsas e adjuvantes através dos serviços de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com as prerrogativas estabelecidas na mesma.

O Tocantins dispensa uma quantidade maior do que a portaria determina. De maio a agosto de 2024 foram dispensadas mais de 11 mil bolsas aos ostomizados.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  Governo do Tocantins comemora índice de cobertura vacinal contra a brucelose que atingiu 94% do rebanho de bovídeas

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  Governo apoia desenvolvimento de meliponário didático na ETI Professor Fidêncio Bogo com oficinas ministradas pelo Ruraltins

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA