GURUPI

Fecit 2023

Estudantes têm até dia 20 de setembro para inscreverem projetos na Fecit 2023

Publicado em

As unidades escolares da rede pública e privada de ensino do Estado têm até o dia 20 de setembro para se inscreverem na 8ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2023), promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). A Feira será realizada entre os dias 13 e 17 de novembro, em Palmas. As inscrições dos projetos são feitas exclusivamente pela internet, no site https://www.educacao.palmas.to.gov.br/fecit-2023.

A Fecit, que tem como temática ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’, já faz parte do calendário oficial da Capital e é realizada anualmente com a finalidade de investir na formação científica de alunos da rede pública e privada, nos diversos níveis e modalidades de ensino, oferecendo várias atividades, como: oficinas, palestras, debates, apresentações artísticas e exposição de trabalhos científicos elaborados pelos estudantes.

Na primeira etapa da programação da Feira, realizada no mês de agosto, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos dentro dos projetos das instituições de ensino. A partir da exposição desses projetos científicos nas unidades educacionais é que são escolhidos os trabalhos que serão expostos na mostra científica da Fecit 2023.

Leia Também:  Prefeitura de Gurupi paga salário de setembro aos servidores nesta sexta-feira, 29

Os projetos inscritos são divididos nas seguintes categorias: Educação Infantil (a partir dos três anos de idade); Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano); Educação ao Longo da Vida/EJA (Alfabetização: 1º, 2º e 3º Segmentos e UMA); Programas de Aprendizagem Profissional; Ensino Médio Regular; Ensino Médio Técnico: integrado, concomitante ou subsequente; Graduação; Pós-graduação/Especialização; e Educação Especial (expositor não concorrente).

Seduc é parceira

Constituída como um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes envolvidos, a Fecit é realizada com o apoio de diversas instituições e por meio de parcerias. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), são parceiros da Feira. A Seduc disponibilizará um estande amplo no local para atendimento às unidades escolares e divulgação dos trabalhos dos estudantes da rede estadual.

Criada em 2014, a Fecit objetiva mobilizar a população em torno de atividades de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia com a finalidade de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos; propiciar o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para a popularização da ciência; despertar nos discentes e docentes o gosto e o interesse pela pesquisa científica.

Leia Também:  Governo do Tocantins, por meio da Setas e Sine, abre inscrições para cursos gratuitos em setembro e outubro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  Governo do Tocantins lança os projetos Praia Consciente e Praia Acessível 2023

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  PNAB: Governo do Tocantins divulga resultado preliminar da avaliação dos projetos dos editais Culturas Indígenas e Culturas Quilombolas

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA