GURUPI

SEDUC

Estudantes de rede estadual são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

Publicado em

Neste ano, o Centro de Ensino Médio (CEM) Castelo Branco, localizado em Araguaína, foi destaque na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Lá, cinco estudantes foram premiados, Nayanh Sophia Oliveira Sousa, aluna da 2ª série do ensino médio, conquistou medalha de ouro; os alunos Mayra Alves Nunes e Helllen Cristyne Silva da Costa, também da 2ª série do ensino médio, ficaram com a medalha de prata. Sostheny Lima Rocha, da 1ª série do ensino médio, alcançou a medalha de bronze, e Jackson Aguiar Marinho recebeu o certificado de Menção Honrosa.

A professora de Química, Beatriz dos Santos de Araújo, que também coordena a área de Ciências da Natureza, ressaltou que a equipe da escola está feliz com o desempenho dos alunos. “É com imensa alegria que recebo esse resultado, que representa uma conquista maravilhosa para a nossa escola. Ele reflete o reconhecimento do trabalho realizado pelos professores da área, que se dedicam a oferecer aulas dinâmicas e de qualidade, despertando nos alunos o interesse e o prazer em aprender. Além disso, reafirma que a educação pública possui, sim, qualidade e grande potencial. Para os estudantes, esse resultado é um estímulo valioso, pois mostra que eles são capazes de alcançar grandes feitos e os motiva a abraçar novas oportunidades que a escola busca continuamente proporcionar”, afirmou.

Leia Também:  Avanços na alfabetização levam Tocantins ao centro do debate no Seminário Nacional, em Fortaleza

No CEM Castelo Branco, foram inscritos 48 estudantes, que participaram da primeira fase e, desses, seis passaram para a segunda fase. “A primeira prova foi composta por questões objetivas, e fizemos um grupo para direcionar os estudos e auxiliar os alunos inscritos na olimpíada. Posteriormente, eles realizaram a avaliação dissertativa, da segunda fase, que resultou nos quatro alunos medalhistas”, explicou a professora Beatriz.

De Paranã

Do Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco, localizado em Paranã, dois estudantes foram premiados com medalhas de prata. São eles, Henrique Gabriel Soares de Souza, da 2ª série do ensino médio, e Maristela Mariano Ferreira, da 3ª série do ensino médio.

A aluna Maristela disse que ficou muito feliz com mais essa medalha. Ela já acumula a medalha de prata na 14ª edição do Concurso Nacional Abracopel de Desenho, Redação e Vídeo; medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa e conquistou prata nos Jogos Escolares do Tocantins.

O estudante Henrique Gabriel já tinha alcançado uma medalha de ouro na edição de 2024 da ONC. “Conquistar a prata, minha segunda medalha na Olimpíada Nacional de Ciências, foi uma experiência marcante na minha vida pessoal e acadêmica. Para mim, essa conquista representa muito mais do que um prêmio. É a confirmação de que o esforço, a disciplina e a fé em Deus sempre valem a pena”, contou.

Leia Também:  Protagonismo juvenil é tema de Formação dos Grêmios Estudantis em Miracema do Tocantins

Henrique Gabriel ressaltou a importância dessa premiação em sua vida. “No aspecto pessoal, é uma grande alegria poder compartilhar essa vitória com minha família, meus professores e com a minha escola, que sempre me apoiaram. Cada medalha me motiva a continuar estudando e crescendo como pessoa. No aspecto profissional, considero esse resultado um passo importante para o meu futuro. Ele fortalece minha confiança, abre portas e me mostra que posso sonhar alto e lutar por objetivos maiores. Essas conquistas me ensinam a ter resiliência e a acreditar que, com dedicação, posso alcançar qualquer meta que eu me proponha”, ressaltou.

Com esta, são quatro medalhas na coleção do estudante Henrique Gabriel. Ele ganhou uma medalha do programa Caça Asteroides, que ele receberá durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada em Brasília, DF. O estudante também recebeu medalha de bronze na Olimpíada Camaleão de Química e medalha na Olimpíada de Química.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  Com apoio da Educação Especial, estudante com síndrome de Irlen passa em primeiro lugar em vestibular de medicina veterinária

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Tocantins participa do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais de Juventude em Salvador/BA

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA