GURUPI

III Canta Tocantins das Escolas Estaduais

Definidos os primeiros finalistas do Definidos os primeiros finalistas do III Canta Tocantins das Escolas Estaduais nas regionais de Arraias, Pedro Afonso e Paraíso nas regionais de Arraias, Pedro Afonso e Paraíso

Publicado em

O III Canta Tocantins das Escolas Estaduais já tem os primeiros finalistas definidos. Os estudantes campeões das Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Arraias, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins já estão com a vaga garantida na final estadual, que acontece em dezembro, na cidade de Araguatins.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação é o maior evento de música estudantil tocantinense e busca incentivar a prática do canto e revelar talentos da música, bem como democratizar e ampliar a participação dos estudantes das escolas estaduais em competições musicais.

As competições são on-line e transmitidas no Instagram oficial @canta_tocantins. A seleção acontece por votação pública virtual no formato de duelos/disputas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas.

Primeiros campeões

Na etapa regional da SRE de Pedro Afonso, os vencedores são do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho, da cidade sede da SRE. Júlia Helena Costa Gobira conquistou o primeiro lugar na categoria Júnior com 1.820 votos.  O campeão na categoria Silver foi Léo Victor Bezerra Soares, com 1.646 votos.

Já na SRE de Arraias, as mais votadas foram Misya Lima e Mayana Bastos, da Escola Estadual de Tempo Integral de Combinado, com 1.651 votos, na categoria Júnior; e Anna Lidya Rodrigues Pereira, da Escola Estadual Brigadeiro Felipe, de Arraias, na categoria Silver que recebeu 1.550 votos.

Leia Também:  Inscrições para as seletivas do 4º Canta Tocantins são prorrogadas até terça-feira, 20

A SRE de Paraíso do Tocantins também definiu os campeões da etapa regional. Na categoria Júnior, com 1.090 votos, quem levou a melhor foi a dupla Isabelly Dutra e Jamily Matos, da Escola Estadual Cívico-Militar São José Operário, de Paraíso do Tocantins. Na categoria Silver, a vencedora foi Sara Fernanda Pereira Sousa, da Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, de Divinópolis, com 1.847 votos.

Competições

A partir desta segunda-feira, 9, é a vez dos estudantes das escolas das SREs de Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi disputarem a vaga na final estadual. As competições acontecem até o dia 14 no instagram @canta_tocantins .

Próximas inscrições

Para as unidades de ensino das Superintendências de Araguaína, Palmas, Guaraí, Tocantinópolis, Araguatins, Colinas do Tocantins e Dianópolis, as inscrições começam no próximo dia 16 e vão até 4 de novembro.

As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail: [email protected] pelas unidades de ensino. Cada escola pode efetivar até duas inscrições, individual ou dupla, podendo ser uma na categoria Júnior (até 14 anos) e/ou outra na categoria Silver (a partir de 15 anos).

Leia Também:  Com premiações de R$ 2 mi, Seduc divulga os vencedores do 2º Prêmio Escola Que Transforma pelo Instagram

Para concorrer, a escola deve enviar vídeo gravado na vertical, com a duração de até 1 minuto, cantando à capela da música escolhida (sem auxílio de instrumentos musicais e/ou de recursos tecnológicos para modificar a qualidade vocal) com formato MP4. O vídeo deverá ser nítido, sendo preferencialmente a qualidade do vídeo de, no mínimo, 480p. As músicas inscritas devem ser nacionais, de gêneros variados, não podendo fazer apologia do sexo, ser discriminatória ou ofensiva. Também é vedada a participação de bandas ou grupos musicais.

Além do vídeo, para efetivar a inscrição, a unidade de ensino deve enviar: formulário devidamente preenchido; autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e ainda uma foto digital, na vertical.

Confira o calendário completo das competições:

02 a 07/10 – Arraias, Pedro Afonso e Paraíso do Tocantins

09 a 14/10 – Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi

16 a 21/10 – Araguaína

23 a 28/10 – Palmas, Guaraí e Tocantinópolis

30 a 04/11 – Araguatins, Colinas do Tocantins e Dianópolis

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  UnirG conclui os primeiros apostilamentos no processo de Revalidação de Diplomas Estrangeiros

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  No Tocantins, Forças de Segurança deflagram operação integrada para garantir um ambiente seguro aos mais de 32,6 mil candidatos

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA