GURUPI

Encceja

As provas do Encceja serão aplicadas neste domingo em 12 cidades do Tocantins

Publicado em

Serão realizadas neste domingo, 28, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O objetivo é oferecer as pessoas que não concluíram os estudos em tempo hábil, a oportunidade de obterem os diplomas do ensino fundamental e do ensino médio.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Tocantins, a prova será aplicada em 12 cidades, são elas, Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Provas

As provas serão realizadas no período da manhã, das 9 às 13 horas, e a tarde, das 15h30 às 20h30. E os candidatos poderão acessar os locais de provas no cartão de confirmação da inscrição, que poderá ser disponibilizado na página do Encceja.

A certificação de competências para o EJA foi criado em 2002, como ferramenta de avaliação de pessoas que deixaram de frequentar regularmente as escolas, por algum motivo, e desejam concluir os estudos.

Leia Também:  Governo do Tocantins implementa iniciativas para modernização da gestão pública e amplia oferta de serviços à população

Além da redação, serão aplicadas provas objetivas com 30 questões em cada área do conhecimento. Para o ensino fundamental serão avaliados conhecimentos em Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia.

Para os candidatos do ensino médio, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As pessoas que farão as provas devem ficar atentas e levar um documento oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente e máscaras de proteção à covid-19 (exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para a prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo).

A equipe do Inep aconselha o candidato a levar álcool em gel, o Cartão de Confirmação de Inscrição e a declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

A gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Eliziete Viana Paixão, explicou que muitas pessoas estão procurando saber sobre os locais de provas. “O Inep está enviando aos candidatos os locais de provas por meio de mensagem de texto no número de celular informado no momento da inscrição ou por e-mail. Também será necessário observar o spam. Essa informação somente a pessoa que fará a prova tem acesso”, explicou.

Leia Também:  CEMIL Margarida Lemos forma alunos no Curso de Pelotão de Elite

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  Governo do Tocantins recebe repasse Federal de mais de R$ 17 milhões para investimento na educação básica

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Tocantins lança Programa de Bonificação Anual de Incentivo aos Profissionais da Educação

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA