GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins amplia diálogo com povos indígenas e agricultura familiar sobre REDD+ em Lagoa da Confusão e Gurupi

Publicado em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), dá continuidade ao processo de escutas territoriais com diferentes segmentos da sociedade sobre o REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). Entre os dias 9 e 11 de maio, novas oficinas participativas serão realizadas nos municípios de Lagoa da Confusão e Gurupi, com a participação de povos indígenas e comunidades da agricultura familiar.

As atividades em Lagoa da Confusão incluem os povos Ãwa, Krahô-Kanela e Krahô-Takaywrá. Já em Gurupi, haverá uma atividade voltada para os povos indígenas em contexto urbano do município, como os Tuxá, Atikum, Pankararu e Apurinã e outra atividade voltada para representantes da agricultura familiar da região Sul do estado.

As oficinas fazem parte do processo de construção participativa do Programa Jurisdicional de REDD+, reforçando o compromisso com o protagonismo dos povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e dos agricultores familiares na conservação ambiental e na valorização da floresta em pé, com a perspectiva de geração de benefícios socioeconômicos por meio de pagamentos por serviços ambientais.

Leia Também:  Prefeitura de Gurupi entrega obras de recapeamento asfáltico e autoriza mais R$ 36,5 milhões para mais pavimentação e recuperação de vias em quase 30 bairros

Escuta

As oficinas participativas respeitam os princípios da consulta livre, prévia e informada (Convenção 169 da OIT) e são mediadas por equipes técnicas do estado e instituições com experiência em mediação sociocultural. A programação inclui apresentações técnicas, rodas de conversa e grupos de trabalho, promovendo a escuta qualificada de lideranças comunitárias, jovens, mulheres e comunidade geral.

Método e Participação

Desde março, o ciclo de oficinas vem sendo realizado em diversas regiões do estado. A metodologia adotada respeita os calendários culturais, protocolos comunitários e garante ampla participação social nos processos de construção do Programa Jurisdicional de REDD+.

Sustentabilidade

A iniciativa reafirma o compromisso do Estado com as salvaguardas socioambientais e a participação ativa das comunidades na agenda climática. Ao integrar povos originários, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares na construção de políticas ambientais, o Tocantins avança no cumprimento do Acordo de Paris e na proteção da Amazônia Legal.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GURUPI

Mais de 700 alunos da rede municipal participam de formatura do Proerd

Published

on

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), em parceria com a Polícia Militar, realizou nesta terça-feira, 17, a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia reuniu 719 alunos de 12 escolas da Rede Municipal de Ensino que participaram do programa, cujo principal objetivo é educar e proteger as crianças contra a violência e o uso de drogas.

Presente em Gurupi desde 2002, o Proerd é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a Diretoria Regional de Ensino e a Polícia Militar do Tocantins. A iniciativa busca contribuir para o fortalecimento da cultura de paz e para a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e segura.

O secretário municipal de Educação, Samuel Rodrigues, destacou a importância do programa na formação cidadã das crianças. “O Proerd é mais que uma aula sobre segurança e prevenção. É um investimento no futuro da nossa cidade. A cada formatura, temos a certeza de que estamos plantando boas sementes”, afirmou.

Representando a prefeita Josi Nunes no evento, a secretária municipal de Saúde, Luana Nunes, reforçou a relevância do programa na transformação social. “O Proerd é um programa que viabiliza a conscientização em relação às drogas e à violência. É extremamente importante, porque entendemos que só a educação é capaz de mudar realidades e conscientizar as nossas crianças, que são o futuro da cidade, é fundamental. Estamos muito felizes de participar dessa formatura, pois ela representa segurança, prosperidade e crescimento para as nossas crianças”, pontuou.

Leia Também:  Emenda de R$300 mil de Eduardo Fortes viabiliza água potável para famílias do assentamento Vale Verde

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel W. Costa, também ressaltou a importância do trabalho de prevenção. “Para a Polícia Militar é extremamente importante orientar e proteger essas crianças, afastando-as da violência e das drogas. Desde 2012, mais de 66 mil crianças já foram formadas. Além disso, o Proerd aproxima a Polícia Militar das famílias”, frisou.

A coordenadora regional do Proerd, Major Shirley Albino, comemorou os resultados alcançados no primeiro semestre. “Mais de 800 crianças foram atendidas. Agradecemos a Deus por cada detalhe, por cada criança que participou, recebeu seu certificado, sua premiação de melhor redação e, principalmente, por aquelas que receberam a mensagem e decidiram pelo melhor caminho. Agradecemos à Polícia Militar, à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Educação, ao Sebrae e a todos os parceiros que acreditam nesse projeto e ajudam as crianças a refletirem sobre o melhor futuro para suas vidas”, declarou.

O estudante, Pedro Henrique, do 5º ano Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa, afirmou que foi gratificante participar do Proerd e que aprendeu que toda a criança e adolescente deve manter-se longe das drogas e violência, além de que o curso reforçou sobre os malefícios que o uso de drogas causa ao corpo e à mente. “O Proerd é um programa muito bom, que nos ensina muito. Achei maravilhoso participar”, disse.

Leia Também:  Prefeita Josi Nunes prestigia inauguração da nova loja de atendimento da BRK em Gurupi

Além da entrega dos certificados a todos os alunos, a formatura contou com a premiação dos autores das três melhores redações, que receberam bicicletas como reconhecimento. Também houve sorteio de brindes.

As escolas municipais contempladas com o Proerd nesta edição foram:

Escola Municipal Antônio de Almeida Veras

Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa

Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim

Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães

Escola Municipal de Tempo Integral Elizeu de Carvalho

Escola Municipal Instituto Presbiteriano Educacional

Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho

Escola Municipal Lenival Correia Ferreira

Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota

Escola Municipal Professora Ilsa Borges Vieira

Escola Municipal Vila Nova

Escola Municipal de Tempo Integral Odair Lúcio

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA