GURUPI

SEDUC

Com incentivo do Governo do Tocantins, estudantes-atletas conquistam 30 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Publicado em

A delegação tocantinense encerrou sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) 2025 com um desempenho histórico: foram 30 medalhas conquistadas, o maior número já registrado pelo Tocantins na competição nacional. Realizados em Uberlândia (MG), entre os dias 7 e 27 de outubro, os Jebs reuniram estudantes de todo o país em diversas modalidades esportivas.

Composta por 206 estudantes-atletas, a delegação recebeu incentivo do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e conquistou medalhas no ciclismo, ciclismo virtual, wrestling, atletismo, atletismo adaptado, xadrez, karatê, taekwondo, badminton, handebol e vôlei de praia.

O chefe da delegação tocantinense, George Lino, destaca que a participação do Tocantins neste ano foi surpreendente e satisfatória. “Nossos estudantes-atletas têm alcançado resultados melhores nas competições nacionais e mostrado a evolução do desporto tocantinense. Neste ano tivemos medalhas inéditas, o que mostra que o investimento do Governo do Tocantins, por meio da Seduc, está desempenhando um trabalho exemplar no esporte dentro das escolas, dando oportunidade aos atletas e destaque ao Estado em nível nacional”, ressalta.

Para a estudante-atleta Monalysa Fraga Rocha, da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Natividade, participar do JEBs foi uma grande experiência. “Participar do JEBs é uma das melhores experiências que já vivi. Lutar sempre foi meu sonho, e estar aqui com meus amigos, lutando e ganhando medalha, é gratificante”, destacou.

Finalizando o último dia de competição, as meninas do handebol garantiram a última medalha para a delegação, ouro na Série Cobre, em uma partida contra o Amapá, onde conquistaram um excelente resultado de 36 a 7.

Para Ana Caroline, capitã do time, essa conquista se resume em superação. “Foi difícil, foi cansativo, mas acima de tudo tivemos forças e fé. Essa conquista representa superação. Participamos em 2023, mas não conquistamos medalhas. Ter vindo este ano e conseguido essa medalha é uma emoção muito grande”, completou.

O técnico da equipe feminina de handebol, Jamil Ribeiro, ressaltou a alegria pela conquista. “É uma felicidade muito grande. Dessa vez conseguimos a tão sonhada medalha de ouro, mesmo que na Série Cobre. Essas meninas são guerreiras, vieram com tudo e conquistaram a última medalha para nosso estado”, disse orgulhoso.

Leia Também:  Educação realiza Curso de Atualização em Mentoria de Coordenadores Escolares

Destaques da edição

As modalidades que mais se destacaram neste ano foram as lutas e o xadrez, que garantiram um total de 17 medalhas.

A equipe de xadrez, composta por 4 integrantes, conquistaram 4 medalhas para o Estado, prata no clássico feminino; bronze na classificação geral por equipe feminina (Série Ouro); Bronze na classificação geral equipe masculina (Série Bronze); bronze na classificação geral (Série Ouro), garantindo medalhas para todos os membros.

Já nas lutas, o wrestling e o taekwondo trouxeram dois ouros na Série Ouro para o Estado, um conquistado por Lara Emanuelle no wrestling (estilo livre até 50 kg) e outro por Denys Augusto, no taekwondo.

Quadro de Medalhas

No total, o Tocantins conquistou 30 medalhas, sendo 7 medalhas de ouro, 12 medalhas de prata, 9 medalhas de  bronze e 2 medalhas de cobre na classificação geral por equipes. O resultado reflete o esforço conjunto entre atletas, técnicos e escolas, aliado ao incentivo do Governo do Tocantins no esporte escolar e na formação integral dos estudantes.

Atletismo

Medalha de Prata – Arlan David (Série Bronze)

⁠Medalha de Prata – Isadora Christina (Série Prata)

Atletismo Adaptado

Medalha de Prata – Marcos Alexandre Barbosa (Série Bronze)

⁠Medalha de Prata – Eduarda Gabryelle Luz (Série Bronze)

Badminton

Medalha de Ouro – Antônio Tiago – (Série Prata)

Medalha de Prata – Emanuella/ Helena – (Série Bronze)

Medalha de Prata – Emanuelle Souza – (Série Bronze)

Medalhas de Bronze – Helena Xavier – (Série Ouro)

Ciclismo

Medalha de Ouro – Juarez Coelho (Série Prata)

Ciclismo Virtual

Medalha de Ouro – Paola da Silva Peres (Série Prata)

Handebol

Medalha de Ouro – Equipe Feminina do Instituto Presbiteriano Vale Do Tocantins , de Paraíso do Tocantins (Série Cobre)

Leia Também:  Período de aplicação das provas do Saeb começa na próxima segunda-feira, 23

Karatê

Medalha de Bronze – Alice Gonçalves, Kumitê Feminino (Série Ouro)

⁠Medalha de Prata – Thiago Teixeira, Kumitê Masculino (Série Bronze)

Taekwondo

Medalha de Ouro – Denys Augusto Aguiar (Série Ouro)

⁠Medalha de Prata – Thiago Filho da Silva (Série Ouro)

⁠Medalha de Prata – Dhully Emannuelli – Série Ouro

⁠Medalha de Bronze – José Américo (Série Prata)

⁠Medalha de Bronze – Anne Liz (Série Prata)

⁠Medalha de Prata – Josué Costa (Série Bronze)

Vôlei de Praia

Medalha de Prata – Luiz Felipe/ Vitor Silva (Série Prata)

Wrestling

Medalha de Ouro – Lara Emanuelle, Estilo Livre até 50 kg (Série Ouro)

⁠Medalha de Ouro – Maria Vitória de Souza, Estilo Livre até 50 kg (Série Bronze)

⁠Medalha de Bronze – Danyelle Vitória, Estilo Livre até 58 kg (Série Prata)

⁠Medalha de Bronze – Pedro Henrique de Morais, Greco-Romano até 62 kg (Série Bronze)

⁠Medalha de Bronze – Monalysa Fraga Rocha, Estilo Livre até 66 kg (Série Bronze)

Xadrez

Medalha de Prata – Elisa Queiroz, Clássico Feminino

⁠Medalha de Bronze – Equipe Feminina (Série Ouro)

⁠Medalha de Bronze – Equipe Masculina (Série Bronze)

⁠Medalha de Bronze – Classificação Geral  (Série Ouro)

Sobre o JEBs 2025

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) são promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Em 2025, o evento aconteceu entre os dias 5 e 28 de outubro, em Uberlândia (MG), reunindo atletas de 12 a 14 anos de todo o país, em 19 modalidades esportivas, divididas em três blocos.

Para garantir a participação nos JEBs, os estudantes-atletas da delegação tocantinense precisaram passar pela fase regional e estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETS), realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  Colégio Militar de Colinas do Tocantins ganha destaque utilizando jogos no processo de ensino da matemática

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  Cerca de três mil jovens estudantes trabalhadores serão lotados nas Superintendências Regionais de Educação

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA